Brexit: Voto britânico "põe Europa à prova"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 24 jun (Lusa) - O Presidente francês considerou hoje que o voto britânico a favor da saída da UE "põe a Europa à prova", obrigando-a a deixar "de atuar como até aqui" e "concentrar-se no essencial".

"O voto dos britânicos põe a Europa à prova", declarou François Hollande, numa intervenção oficial.

O Presidente francês lamentou "profundamente esta escolha dolorosa", mas lembrou tratar-se de "uma escolha" dos britânicos "que é preciso respeitar".

"A Europa não pode continuar a atuar como até aqui (...) deve concentrar-se no essencial", disse.

A França vai tomar a iniciativa para que a UE se concentre na segurança, investimento para o crescimento e emprego, harmonização fiscal e social e o reforço da zona euro.

"A Europa deve ser portadora de projetos e não perder-se em procedimentos", declarou.

O chefe de Estado francês sublinhou que "está em jogo a diluição da Europa (...) ou a reafirmação da sua existência" depois de mudanças profundas.

Hollande garantiu que "os procedimentos previstos nos tratados [para a saída do Reino Unido] vão ser rapidamente aplicados".

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair da UE, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9 por cento dos votos no referendo de quinta-feira. A taxa de participação foi de 72,2%.

EJ // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.