Grupo Bosch lamenta resultado e considera UE um "projeto de sucesso"

| Economia
Porto Canal com Lusa

O presidente executivo do grupo Bosch afirmou hoje estar desapontado com o 'Brexit', já que a União Europeia (UE) é um "projeto de sucesso", e adiantou que a empresa já tinha avançado com medidas de precaução.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair da UE, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

"A UE é um projeto de sucesso. Estamos desapontados com a decisão" do Reino Unido sair do "maior mercado único, não só por razões económicas", afirmou o presidente executivo, Volkmar Denner, em comunicado.

"As consequências económicas de longo prazo só se tornarão aparentes gradualmente", acrescentou o presidente do grupo.

A Bosch está presente em Portugal e exporta através do mercado português para o Reino Unido.

"Neste momento estamos a analisar os efeitos da saída da UE no nosso negócio", disse, adiantando que o grupo já avançou com "medidas de precaução".

Por exemplo, o grupo Bosch tomou medidas para neutralizar uma eventual depreciação da libra.

"Atualmente não temos qualquer plano" para expandir no Reino Unido, acrescentou.

Neste momento, "é cedo para comentar as possíveis consequências. Como estamos tradicionalmente bem representados em muitos mercados europeus, provavelmente será a menos afetada entre as empresas que utilizam o Reino Unido como base a Europa", concluiu.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em outubro.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%, mantendo-se ao fim da manhã com perdas entre os 5% e os 11%.

Numa primeira reação, os presidentes das instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu e da presidência rotativa da UE) defenderam um 'divórcio' o mais rapidamente possível, "por muito doloroso que seja o processo".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.