APB lamenta "profundamente" resultado que provoca "forte volatilidade" nos mercados

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 jun (Lusa) - A Associação Portuguesa de Bancos (APB) lamentou hoje profundamente a vitória do 'Brexit', que resulta numa "forte volatilidade nos mercados financeiros", entre outros impactos, e disse que os próximos tempos serão de ajustamento.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia (UE), depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

"Lamentamos profundamente a decisão do Reino Unido de saída da União Europeia, veredicto que não poderia deixar de provocar forte volatilidade nos mercados financeiros, entre outros possíveis impactos", refere a APB em comunicado.

"Os próximos tempos serão de inevitável ajustamento, tendo em conta que se trata de um contexto sem precedentes", salientou.

"Há que aguardar com serenidade os próximos desenvolvimentos, alimentando a expectativa de que o impacto possa ser minimizado e de que a União Europeia saberá, a prazo, adaptar-se com sucesso a este novo enquadramento", acrescentou.

A APB recordou que o Banco Central Europeu já anunciou que "tomará as medidas necessárias à preservação da estabilidade financeira", referindo que "os bancos prepararam-se, naturalmente, para esta contingência" e o "setor continuará a assegurar a prestação aos seus clientes, particulares e empresas, de todos os serviços com normalidade".

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a sua demissão com efeitos em outubro.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%, mantendo-se ao início da tarde com perdas entre os 4% e os 10%.

Numa primeira reação, os presidentes das instituições europeias (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu e da presidência rotativa da UE) defenderam um 'divórcio' o mais rapidamente possível, "por muito doloroso que seja o processo".

ALU // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.