Nova equipa de gestão da CGD inicia funções em julho

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 jun (Lusa) -- O novo Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que vai ser liderado por António Domingues, inicia funções durante o próximo mês, anunciou hoje o ministro das Finanças, Mário Centeno.

A equipa que vai acompanhar o antigo administrador financeiro do Banco BPI ainda não foi oficializada, algo que vai acontecer a breve trecho, segundo o governante.

"Vai ser proposto às autoridades nos próximos dias com o objetivo de entrar ao trabalho no início de julho. Os nomes dos elementos serão muito proximamente apresentados", afirmou Centeno numa conferência de imprensa em Lisboa.

O governante abordou as alterações que vão ser introduzidas ao nível da governação do banco público, que passará a contar com um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal e um Conselho de Remunerações, deixando de haver um modelo dualista (com Conselho de Administração e Comissão Executiva).

Os desafios que os novos gestores vão enfrentar já estão definidos pelo Governo, representante do acionista único Estado: manter a posição de liderança no mercado doméstico (clientes particulares e empresas, com o foco nas PME), simplificar a estrutura complexa do grupo, tornando-o mais eficiente, assegurar que o investimento na CGD será recuperado num período relativamente curto de tempo e garantir custos mais reduzidos ao nível do financiamento.

"A CGD deverá reforçar o modelo de gestão de risco e 'governance' [governação] do seu grupo financeiro", contrariando a tendência de crescimento de níveis de crédito em incumprimento no balanço das instituições financeiras, assinalou.

"Exige-se à CGD a modernização da sua atividade comercial, com aumento de competitividade e de eficiência", acrescentou o ministro, apontando ainda para o papel que o banco estatal deve ter no apoio à internacionalização das empresas portuguesas e à aposta em África, afirmando-se como ponte para relações comerciais entre os países de língua portuguesa.

Centeno realçou ainda que o Governo está "empenhado no trabalho com as entidades de supervisão nacionais e internacionais para que a CGD seja o garante da estabilidade do sistema financeiro português".

Questionado pelos jornalistas, o ministro das Finanças confirmou que os 900 milhões de euros de instrumentos híbridos (CoCo) da CGD subscritos pelo Estado em 2012 -- e que teriam que ser pagos até junho de 2017 -- vão ser transformados em capital.

DN // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.