"Criar comissões de inquérito para o setor financeiro tornou-se um hábito"

"Criar comissões de inquérito para o setor financeiro tornou-se um hábito"
| Política
Porto Canal com Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, considerou que se tornou um "hábito" a criação de comissões parlamentares de inquérito sobre a banca, após o PSD e o CDS terem formalizado este pedido na segunda-feira na Assembleia da República.

"Sobre as propostas que têm surgido no plano parlamentar, o único comentário que me sugere é que de repente a necessidade de criar comissões para o setor financeiro tornou-se um hábito", atirou o governante durante uma conferência de imprensa realizada no Ministério das Finanças, em Lisboa.

Questionado pelos jornalistas sobre a intenção hoje manifestada no parlamento também pelo PSD e pelo CDS para que a Assembleia da República promova auditorias externas e independentes à Caixa Geral de Depósitos e ao Banif, Centeno foi parco em palavras.

"A auditoria a ocorrer será quando acontecer e se se colocar. Não há relação com o processo de alterações da CGD que está a decorrer", vincou Centeno.

O PSD e o CDS pretendem que este projeto de deliberação seja votado já nesta quinta-feira, dia de votações regimentais, adiantou à Lusa fonte da direção da bancada social-democrata.

No projeto entregue no parlamento ao qual a Lusa teve acesso, é proposto que a Assembleia da República promova, "com caráter de urgência, a realização de duas auditorias externas e independentes relativas à Caixa Geral de Depósitos (CGD) e ao Banco Internacional do Funchal (Banif)".

Segundo o texto do projeto, essas auditorias "deverão identificar eventuais situações indiciadoras de irregularidades, suscetíveis de configurarem responsabilidade civil de qualquer natureza".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.