Fernando Freire de Sousa é o novo presidente da CCDR-N

Fernando Freire de Sousa é o novo presidente da CCDR-N
| Norte
Porto Canal com Lusa

O ministério do Planeamento e das Infraestruturas escolheu hoje o economista Fernando Freire de Sousa para assegurar a presidência da Comissão da Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), após a exoneração de Emídio Gomes.

"A presidência da Comissão de Coordenação Regional do Norte vai ser assegurada por Fernando Freire de Sousa, economista e regente de várias disciplinas na Faculdade de Economia da Universidade do Porto", refere comunicado da tutela enviado à Lusa.

Indica ainda que Fernando Freire de Sousa foi "secretário de Estado para a Competitividade e Internacionalização do XIII Governo Constitucional e presidente do Fundo para a Internacionalização das Empresas Portuguesas".

O ministério divulgou ainda que para a presidência da Comissão de Coordenação Regional do Algarve "vai ser nomeado Francisco Serra, doutorado em Economia e Administração de Empresas".

Francisco Serra é professor Coordenador na área de Ciências Sociais e Jurídicas da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, da Universidade do Algarve, e integrou o Conselho de Administração do Hospital de Faro.

"Decorridos os prazos legais da audiência prévia com vista à exoneração dos presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e do Norte, entende o Governo manterem-se válidos os pressupostos que deram origem àqueles procedimentos", sustenta.

A 02 de junho o Governo anunciou a exoneração dos presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, Emídio Gomes, e do Algarve, David Santos.

Em comunicado, o gabinete do ministro do Planeamento e das Infraestruturas explicava que Emídio Gomes "é exonerado por incumprimento reiterado das orientações da tutela sobre matérias inerentes ao exercício das suas funções".

No caso de David Santos, o executivo entendeu "não estarem reunidas as condições necessárias para a observação das orientações superiormente emanadas".

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.