Governo justifica hoje em DR a exoneração de Emídio Gomes da CCDR-Norte

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 30 jun (Lusa) -- O despacho que determina a exoneração do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, por não "observação das orientações superiormente fixadas" foi hoje publicado em Diário da República.

Assinado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, e com efeitos a partir de hoje, o despacho o n.º 8573/2016 refere que a "atuação" de Emídio Gomes à frente da CCDR-N "consubstancia um claro incumprimento das orientações emitidas e revela uma clara incapacidade para garantir a observação das orientações superiormente fixadas".

Segundo se lê no despacho, em causa está o processo relativo aos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU), no âmbito dos quais os municípios dos centros urbanos de nível superior "foram convidados a contratualizar com o respetivo Programa Operacional Regional as prioridades de investimento inscritas no eixo urbano daqueles programas operacionais".

Os critérios aprovados pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte "conduziram a um determinado resultado em matéria de afetação de montantes que discriminou os municípios com maior população urbana da Área Metropolitana do Porto", refere, acrescentando que, como "solução" para "mitigar o problema, sem prejudicar quaisquer municípios que já tinham iniciado a negociação dos respetivos montantes", foi decidido o "lançamento de um concurso adicional".

Nessa sequência, "foram transmitidas orientações ao Prof. Doutor Emídio Ferreira dos Santos Gomes [...], tendo sido indicado um determinado prazo para a publicação do concurso. Não tendo sido observadas as orientações transmitidas, as mesmas foram posteriormente reiteradas, persistindo o Prof. Doutor Emídio Ferreira dos Santos Gomes na sua inobservância", lê-se no despacho.

Daí decorreu que alguns municípios do Grande Porto não assinassem os contratos no dia em que o ministro da tutela se deslocou a Santa Maria para oficializar os PEDU de todo o país.

Como resultado, foi determinada "a cessação da comissão de serviço" de Emídio Gomes que, segundo anunciou já a tutela, será substituído na presidência da CCDR-N pelo economista Fernando Freire de Sousa.

Segundo adiantou à Lusa fonte do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, a publicação do despacho de nomeação em regime de substituição de Freire de Sousa deverá ocorrer na próxima semana, assumindo este as funções de presidente da CCDR-N no dia seguinte.

PD/LIL // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.