Emídio Gomes lança suspeitas de que Governo terá violado princípios face à distribuição de fundos comunitários

Emídio Gomes lança suspeitas de que Governo terá violado princípios face à distribuição de fundos comunitários
| Norte
Porto Canal (AYB)

Emídio Gomes foi afastado do cargo de presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N) num despacho publicado a 1 de julho pelo Governo. Segundo o ex presidente da CCDR-N, nas declarações de esclarecimentos que prestou esta sexta-feira, na Assembleia da República (AR), aos deputados da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, “a leitura foi a de que estava a ser alvo de uma ingerência e não [de] uma orientação”, acrescentado que na análise pessoal que fez, “quem quebrou as regras foi o Governo”.

O pedido formalmente escrito apresentado, 48 horas antes da cerimónia pública oficial, pelo Secretário de Estado Desenvolvimento e da Coesão, foi visto por Emídio Gomes como “uma ingerência e não [de] uma orientação” e que por esse motivo, a decisão que tomou foi a que devia ter tomado.

O ex presidente da CCDR-N admitiu não ‘adotar’ o pedido e mostrou-se ‘indignado' porque, “a orientação ultrapassava em muito uma orientação” e “violava princípios como o da concorrência e da transparência.”

“Foi-me dito que eu estava a rejeitar uma orientação. Não fui tido nem achado com o aviso.”, disse o ex presidente, salientando que “tomou a decisão” que achou “que devia tomar”.

As distribuições de fundos comunitários em causa, anunciadas pelo Governo para a região, eram provenientes do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), tratavam-se de 20,4 milhões de euros.

“O que me foi pedido foi que abrisse a candidatura a 29 municípios, sendo que já estava decidida de antemão qual a distribuição de valores”, sublinhou. Contudo, Emídio Gomes diz ter sabido pelos jornais de que, o Governo negociou com sete municípios relativamente ao aumento das verbas através deste pacote, superior a 20 milhões de euros e que, por isso contestou.

A comissão parlamentar de Economia quer ouvir o Governo, de modo a esclarecer os motivos do afastamento de Emídio Gomes do seu cargo de presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N).

Pedro Mota Soares, do CDS-PP, diz que o sucedido “pode não ser apenas e só uma quebra de princípios, mas pode configurar também uma ilegalidade”.

“Vou continuar a questionar a legalidade da decisão. Se há o princípio de que todos os municípios se podem candidatar de igual forma, poderá haver sanções a Portugal por não cumprir regras comunitárias. (…) Há uma ordem por escrito. E isso pode pôr em causa a posição de Portugal”, defendeu o deputado centrista.

Os restantes partidos também protestaram, incluíndo o PS, porque considerarem “ter sido posta em causa a legalidade da ordem”.

A Área Metropolitana do Porto (AMP) vai ser também ouvida, pelo Bloco de Esquerda uma vez que consideram estar "em causa a eterna divisão de verbas na AMP”.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).