Confiar gestão da STCP às autarquias é sinal de confiança do Governo - Hermínio Loureiro

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), Hermínio Loureiro, considerou que o memorando hoje aprovado sobre a municipalização da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto é um sinal inequívoco de confiança do Governo na gestão autárquica.

"A mobilidade tem sido fator de grande preocupação deste CmP, desde sempre manifestámos essa nossa preocupação. Esta disponibilidade [do Governo] de confiar a gestão da STCP às autarquias locais é um sinal inequívoco de confiança", afirmou Hermínio Loureiro aos jornalistas, no final de uma reunião extraordinária do CmP.

O Conselho Metropolitano do Porto (CmP) aprovou hoje um memorando de entendimento que prevê a entrega da gestão da operação da STCP aos seis municípios servidos pelos autocarros de transporte público a partir de 2017.

Para o também presidente de Oliveira de Azeméis, esta aprovação do memorando de entendimento "não é um ponto de chegada, é um ponto de partida para que efetivamente outros possam ser dados", no sentido de a 01 de janeiro ter a gestão da empresa de transporte público nas mãos dos seis municípios que têm a rede.

Hermínio Loureiro disse mesmo que, com este memorando, "fez-se um pouco de história naquilo que são políticas de descentralização, mas também de otimização e de melhoria do serviço público de transportes", desejada por "todos".

Sobre os valores que estão em causa, o autarca referiu que "resultam de um estudo muito rigoroso", que contou com a participação do grupo de trabalho criado para o efeito na Área Metropolitana do Porto.

"Os números são os números", disse, "e a distribuição que é feita tem a ver com a utilização e a importância de cada município na rede geral da STCP".

O responsável salientou, contudo, que o memorando "vai levar agora pequenas afinações", mas que fica bem claro "que nenhum outro município fora dos seis em que a rede da STCP opera tem qualquer contributo de ordem financeira".

"É preciso dar passos de modernização da STCP, melhorar a oferta, que tem sido reduzida nos últimos anos, renovar a frota dos autocarros".

Na reunião, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, destacou que os seis municípios, bem como Lisboa, "eram os únicos que não pagavam a sua parte e agora estão a assumir a solidariedade".

A solidariedade entre municípios, de que tanto se tem falado, sublinhou, "é preciso ser vista assim".

Já o autarca de Matosinhos, Guilherme Pinto, referiu que, com esta transferência da gestão da empresa para os municípios, vai ser possível "conseguir ganhos de causa para o serviço", classificando este momento como "histórico para a região".

O líder do grupo de trabalho, o autarca de Gondomar, Marco Martins, especificou que o que está previsto no memorando é que a empresa se mantenha na posse do Estado, bem como o seu passivo, sendo que a gestão direta por parte dos municípios "implica algum custo" para os mesmos.

Mas frisou bem que "há vontade e disponibilidade do Governo em rever os números e em aliviar os encargos para os municípios".

A AMP "não só está a dar um passo importante na STCP" como "também já deu noutras matérias", disse Marco Martins, recordando que dentro de "poucas semanas" o título Andante vai ser alargado a mais quase 40 linhas.

O presidente da Câmara de Valongo, um dos seis municípios em que a STCP opera, decidiu abandonar a sala de reuniões antes da votação da aprovação do memorando porque considerou não ter condições "de veicular a posição do município" que representa.

Já na quinta-feira, após reunião pública do executivo, José Manuel Ribeiro disse à Lusa que, enquanto presidente de câmara acha que "Valongo deve estar incluído na solução da STCP", mas frisou que esperará "sempre pelo conforto de uma decisão colegial", referindo-se quer à restante vereação quer à Assembleia Municipal.

Este tema voltará a ser discutido na próxima reunião de Câmara de Valongo.

Hermínio Loureiro, bem como outros autarcas da AMP, destacaram hoje a abertura do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, no tratamento desta questão, considerando que "tem demonstrado confiança plena".

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.