Aprovado memorando que prevê entrega da gestão da STCP aos municípios

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 17 jun (Lusa) -- O Conselho Metropolitano do Porto (CmP) aprovou hoje um memorando de entendimento que prevê a entrega da gestão da operação da STCP aos seis municípios servidos pelos autocarros de transporte público a partir de 2017.

Em reunião extraordinária, autarcas da Área Metropolitana do Porto (AMP) votaram o documento por unanimidade, sendo que no momento da votação o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro (PS), abandonou a sala por considerar não ter condições para expressar a posição da autarquia, embora, a título pessoal, defenda que o concelho "deve estar incluído na solução".

No final da reunião, o ministro do Ambiente, que tutela os transportes públicos rodoviários, afirmou que este "memorando de entendimento" entre Estado, AMP e os seis municípios servidos pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) -- Porto, Matosinhos, Gaia, Gondomar, Valongo e Maia - "tem um significado muito relevante", por deixar "clara a decisão de a partir de 01 de janeiro" a gestão da empresa ser assumida pelas autarquias.

"Acaba por marcar formalmente a primeira fase de um processo que correu muito bem e que partiu de duas vontades muito convergentes: a dos municípios de assumirem a gestão da STCP e da profunda convicção que o Governo tem de que, geridas através das autarquias, as empresas públicas de transporte rodoviário podem ser mais do que mais bem geridas", frisou o ministro Matos Fernandes aos jornalistas.

Matos Fernandes referiu que "os municípios vão passar a mandar na empresa, que se mantém propriedade do Estado", assumindo "o défice de exploração" da STCP "e a contribuir de forma expressiva para a renovação da sua frota".

O ministro salientou, contudo, que a questão financeira "tem [ainda] de ser mais afinada, detalhada", mas reafirmou que é da responsabilidade do Estado continuar a pagar a dívida histórica da empresa.

O Jornal de Notícias (JN) revela hoje que o estudo do Governo prevê que os seis municípios paguem, no mínimo, 37,5 milhões à STCP em sete anos, sendo que o Estado, no mesmo período de tempo, dará 11,7 milhões.

Já em 2017, acrescenta o matutino, a gestão da STCP custará, pelo menos, 4,5 milhões de euros aos seis, ficando o Porto com pouco mais de metade desse valor (2,43 milhões de euros).

Os cálculos "traçam três cenários para um período de gestão de sete anos" e "em todos eles as câmaras do Porto, de Gaia, de Matosinhos de Gondomar, da Maia e de Valongo são chamadas a cobrir a maior fatia do défice de exploração da transportadora, assim como parte dos custos da modernização da frota que pesarão sobremaneira nas contas", adianta o JN.

Segundo o ministro, os números em causa são "projeções", mas certo é que, em Portugal, "exceção feita à STCP e à Carris, são sempre os municípios quando têm transportes coletivos a assumir a globalidade dos encargos financeiros dessa mesma operação".

O ministro especificou que o objetivo é renovar a frota da STCP com 200 autocarros em três anos, o que "tem um custo muito significativo, ao qual as autarquias são também alheias, porque foi o Estado que não cumpriu nos últimos quatro anos".

"Estamos a sair de um período em que nos últimos quatro anos a oferta da STCP caiu em 25%, o que é absolutamente insuportável para um modelo de sustentabilidade, na mobilidade destes municípios", concluiu.

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.