Área Metropolitana do Porto discute sexta-feira modelo de gestão da STCP

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 16 jun (Lusa) - A Área Metropolitana do Porto discute sexta-feira o modelo de gestão da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, estando sobre a mesa uma proposta que implica que a gestão seja feita pelas autarquias, algo considerado "melindroso" em Valongo.

Esta tarde, o período antes da ordem do dia de uma reunião de câmara descentralizada que decorreu na freguesia de Alfena, concelho de Valongo, ficou marcado pela discussão à volta da gestão da STCP, um tema que será debatido em reunião extraordinária pela AMP.

"Em causa está um memorando de entendimento que vai ser discutido amanhã [sexta-feira] e em causa está a proposta de o Estado manter a propriedade da STCP mas contratualizando com as câmaras a gestão", referiu o presidente da autarquia valonguense, o socialista José Manuel Ribeiro.

As câmaras que passariam a gerir esta empresa de transportes públicos são as seis que usufruem deste serviço: Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Valongo, Gondomar e Maia.

A gestão a partir das autarquias inclui, entre outros aspetos e obrigações, a renovação da frota.

A autarquia de Valongo, distrito do Porto, estima que, caso venha a integrar esta solução para os STCP, terá de contribuir com cerca de 200 a 300 mil euros/ano.

"É uma fatura a mais porque em cima da mesa está a possibilidade de os municípios pagarem o serviço público. O valor não está fechado e existem as variações face ao preço do combustível ou procura do serviço", indicou o presidente da câmara, acrescentando que Valongo tem "um peso de cerca de 5% nesta operação".

José Manuel Ribeiro, que governa sem maioria, não conseguirá levar à AMP sexta-feira qualquer decisão de Valongo quanto a esta matéria, uma vez que na tarde de hoje a oposição, constituída pelo PSD e pela CDU, considerou que falta informação, uma opinião que, aliás, o presidente da câmara disse "compreender muito bem".

Hélio Rebelo (PSD) aconselhou mesmo os serviços jurídicos da autarquia a estudarem este modelo de forma a perceber quais a consequências e vantagens de uma adesão ou não adesão, enquanto Adriano Ribeiro (CDU) sugeriu que seja pedida mais informação para discussão e decisão posterior.

"Não tenho condições para transmitir uma posição do município. Hoje não se conseguiu formar uma posição que reflita o interesse municipal e eu percebo isso. É um assunto muito melindroso. Num concelho como este, se estas questões não forem bem avaliadas, pode ser mortal", disse à Lusa, à margem da reunião, José Manuel Ribeiro.

O autarca referiu que enquanto presidente de câmara acha que "Valongo deve estar incluído na solução da STCP", mas frisou que esperará "sempre pelo conforto de uma decisão colegial", referindo-se quer à restante vereação quer à Assembleia Municipal.

Este tema voltará a ser discutido na próxima reunião de câmara.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.