ARS-Norte admite carências de recursos humanos no novo hospital de Amarante

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 17 out (Lusa) - O presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), Castanheira Nunes, admitiu hoje haver carências de recursos humanos no novo Hospital de Amarante e prometeu tentar melhorar a situação em 2014.

"Para o ano a ARS-N irá reforçar as propostas no sentido de cobrir as necessidades de Amarante", afirmou em declarações à agência Lusa.

Falando à margem da inauguração das obras de ampliação da urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, aquele responsável acrescentou que a ARS-N "tem perfeita consciência das necessidades relativamente do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que compreende as unidades de Amarante e de Penafiel.

"O conselho diretivo da ARS Norte já este ano conseguiu alguns resultados nesta matéria dos recursos humanos", recordou.

Para Castanheira Nunes, as maiores carências do novo hospital de Amarante situam-se ao nível dos serviços de anestesiologia e medicina interna.

Na sessão oficial de inauguração da urgência de Penafiel, o presidente do conselho de administração do centro hospitalar, Carlos Vaz, tinha apelado ao secretário de Estado da Saúde para que fossem afetados mais meios humanos à unidade de Amarante, ao nível de vagas de especialistas, "para potenciar aquele equipamento".

Sobre este pedido, o secretário de Estado Manuel Teixeira disse à Lusa que a ARS-N "tem presente as necessidades de Amarante e não deixará de apresentar propostas".

"Há de haver um esforço natural para acorrer a essas necessidades", observou, recordando que "as necessidades não são acolhidas na sua totalidade num período curto, devido à escassez de recursos".

O presidente do conselho de administração não prestou esclarecimentos à agência Lusa sobre a matéria.

A nova unidade hospitalar de Amarante, que abriu em dezembro de 2012, custou cerca de 27 milhões de euros.

O hospital serve os concelhos do Baixo Tâmega (Amarante, Celorico de Basto, Baião e Marco de Canaveses).

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.