Quercus cancela manifestação contra festival Marés Vivas junto a reserva de Gaia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 17 mai (Lusa) -- O PAN decidiu hoje cancelar a manifestação de quinta-feira contra a realização do festival Marés Vivas junto do Estuário do Douro depois de a Câmara de Gaia ter decidido mudar a sua localização.

O protesto, organizado pelo PAN e pelo movimento associativo SOS Estuário do Douro, esteve marcado para as 17:00 na rotunda da Boavista, Porto, em frente à MEO, empresa patrocinadora do evento, que os manifestantes queriam alertar.

A Câmara de Gaia anunciou hoje que o festival Marés Vivas vai regressar ao local original, junto ao Cabedelo, assinalando que irá imputar os prejuízos resultantes a "todos aqueles que torpedearam" o evento.

O PAN aplaudiu a decisão da Câmara de Gaia em mudar a localização do festival para o espaço anterior, junto à Douro Marina, no Cabedelo, decidindo cancelar a manifestação.

Também a associação ambientalista Quercus disse hoje ter ficado satisfeita com a decisão da Câmara de Gaia em fazer regressar o festival Marés Vivas ao local original no Cabedelo.

"Ficámos satisfeitos e ainda bem que imperou o bom senso", afirmou à Lusa João Branco, Presidente da Direção Nacional da Quercus, acrescentando que "só foi pena que tivesse demorado tanto tempo e se tivesse feito tanto barulho".

No final de 2015, a autarquia divulgou que o festival de verão teria de mudar de local, escolhendo um novo espaço junto à reserva do Estuário do Douro o que motivou críticas de ambientalistas e a apresentação de duas providências cautelares pela Quercus.

Uma das ações judiciais da Quercus levou à suspensão as obras de preparação do terreno para o festival, atrasando a primeira etapa de preparação do novo Parque Urbano Municipal e impedindo a montagem atempada do equipamento.

Hoje, João Branco garantiu que a intenção da Quercus "nunca foi criar problemas ou polémicas com a Câmara de Gaia" mas "sempre defender os interesses do estuário".

"Apesar de tudo ficámos satisfeitos com o desfecho", realçou, referindo ainda que a confirmar-se que o festival não irá realizar-se junto ao estuário, as providências cautelares "serão retiradas".

O festival Marés Vivas nasceu em 1998 pela mão do anterior autarca, o social-democrata Luís Filipe Menezes, internacionalizando-se em 2001 com o vereador do PSD Firmino Pereira, que ficou responsável pela sua organização até 2013.

A 14.ª edição do Marés Vivas decorre entre os dias 14 e 16 de julho tendo já confirmadas as atuações de Elton John, Kelis, D.A.M.A., Foy Vance, James Bay, Jimmy P, Kodaline, Lost Frequencies, James, Rui Veloso, Tom Odell e Beth Orton.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.