Polícia detém um suspeito em Schaerbeek

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 25 mar (Lusa) - A polícia belga que conduziu hoje uma grande operação antiterrorista em Schaerbeek deteve uma pessoa, que sofreu uma ligeira lesão na perna, e que houve várias pequenas explosões na desativação das bombas, disse um autarca.

De acordo com as declarações do presidente da câmara de Schaerbeek, Bernard Clergayt, à agência AFP, a polícia deteve um suspeito no âmbito da operação policial desta manhã.

"Posso confirmar que houve uma operação policial que incidiu sobre uma opessoa que foi intercetada pela polícia e que sofreu uma ligeira lesão numa perna", disse Bernard Clerfayt à AFP, acrescentando que se registaram pequenas explosões relacionadas com a desativação de engenhos explosivos.

A operação antiterrorista em grande escala que decorreu hoje na zona de Schaerbeek, em Bruxelas, e que já terá terminado, segundo os meios de comunicação locais, está ligada com a detenção do francês Reda Kriket, em Paris, na quinta-feira, disse uma fonte da polícia.

A polícia francesa disse que a operação que decorre nos subúrbios de Bruxelas, em Schaerbeek, estava relacionada com a investigação sobre a detenção de Reda Kriket, de 34 anos, em Paris, que tinha armas pesadas e explosivos no seu apartamento.

Kriket foi condenado no ano passado na Bélgica, juntamente com Abdelhamid Abaaoud, o suposto líder dos ataques a Paris em novembro do ano passado.

A sua detenção, na quinta-feira, abortou um ataque em fase avançada contra a França, disse o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.

Uma nova operação antiterrorista em grande escala decorre hoje em Bruxelas, noticia a imprensa belga, referindo que camiões militares e agentes fortemente armados rodearam a zona de Schaerbeek.

As unidades especiais da polícia federal entraram numa vivenda nesse bairro, segundo a agência de notícias belga, que acrescenta também que foi ouvida uma explosão no iníocio da intervenção.

Os arredores da zona onde se desenrola a operação foram fechados e estão protegidos por agentes fortemente armadas e por camiões militares, acrescenta a agência, que nota ainda a presença do serviço de deteção e desativação de explosivos da polícia local.

Na terça-feira, vários atentados terroristas no aeroporto de Zaventem e na estação de metropolitano de Maelbeek fizeram 31 mortos e cerca de 300 feridos na capital belga.

Na quinta-feira houve várias ações nos bairros de Jette e Schaerbeek, em Bruxelas, que levaram à detenção de seis indivíduos, havendo a registar uma nova detenção no distrito de Forest.

MBA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.