Três pessoas detidas em várias comunas da capital belga

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 25 mar (Lusa) - Três pessoas foram hoje detidas em várias comunas de Bruxelas na sequência na investigação conduzida depois do atentado frustrado na cidade francesa de Argenteuil, adiantou o Ministério Público belga.

"Foram realizadas duas investigações no âmbito do caso de terrorismo ligado à detenção em Argenteuil (França) de Reda Kriket", afirmou o Ministério Público belga num comunicado hoje emitido.

Na nota, as autoridades referem que estas três detenções ocorreram nas comunas de Forest, Saint-Gilles e Schaerbeek e acrescentam que os dois primeiros detidos foram identificados como Tawfik A. e Salah A., respetivamente, mas não identificam a terceira pessoa detida.

A polícia francesa tinha já adiantado que a operação que decorre nos subúrbios de Bruxelas, em Schaerbeek, estava relacionada com a investigação sobre a detenção de Reda Kriket, de 34 anos, em Paris, que tinha armas pesadas e explosivos no seu apartamento.

Kriket foi condenado no ano passado na Bélgica, juntamente com Abdelhamid Abaaoud, o suposto líder dos ataques a Paris em novembro do ano passado.

Na terça-feira, vários atentados terroristas no aeroporto de Zaventem e na estação de metropolitano de Maelbeek fizeram 31 mortos e cerca de 300 feridos na capital da Bélgica.

A comuna bruxelense de Schaerbeek tem sido uma das mais faladas nos últimos dias porque as autoridades têm repetido ações na zona na procura de pistas e suspeitos ligados aos atentados na capital belga e também em Paris, em novembro passado.

ND // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.