Dezenas aguardam desfecho de operação policial em Schaerbeek

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 25 mar (Lusa) -- Dezenas de habitantes de Schaerbeek, a comuna de Bruxelas que está hoje a ser alvo de uma intervenção policial, aguardam pelo desfecho da operação para se conseguirem deslocar até suas casas, constatou a agência Lusa no local.

Cerca das 15:30 de Bruxelas (menos uma hora em Portugal Continental), juntavam-se na Avenida Rogier, uma das mais principais daquela comuna, cerca de 50 habitantes que procuravam junto da polícia e dos jornalistas saber como estavam a progredir os trabalhos.

A operação antiterrorista em grande escala que está a decorrer hoje na zona de Schaerbeek, em Bruxelas, está ligada com a detenção do francês Reda Kriket, em Paris, na quinta-feira, disse uma fonte da polícia.

A polícia francesa adiantou que a operação que decorre nos subúrbios de Bruxelas, em Schaerbeek, estava relacionada com a investigação sobre a detenção de Reda Kriket, de 34 anos, em Paris, que tinha armas pesadas e explosivos no seu apartamento.

Kriket foi condenado no ano passado na Bélgica, juntamente com Abdelhamid Abaaoud, o suposto líder dos ataques a Paris em novembro do ano passado.

Uma das residentes na Avenida Rogier lembrou à reportagem da Lusa que Schaerbeek é "uma das maiores comunas de Bruxelas, onde há um pouco de tudo, do bom ao mau".

O ambiente era de expectativa e junto à área bloqueada encontravam-se algumas viaturas da polícia, bem como alguns agentes da autoridade. O trânsito está bastante condicionado, devido às diversas alterações de circulação motivadas pela operação.

Operações como esta têm sido recorrentes em algumas colunas da capital belga nos últimos dias e é de esperar que continuem a decorrer regularmente até que sejam apuradas novas informações relativamente aos atentados da passada terça-feira.

Na terça-feira, vários atentados terroristas no aeroporto de Zaventem e na estação de metropolitano de Maelbeek fizeram 31 mortos e cerca de 300 feridos na capital belga.

Na quinta-feira houve várias ações nos bairros de Jette e Schaerbeek, em Bruxelas, que levaram à detenção de seis indivíduos, havendo a registar uma nova detenção no distrito de Forest.

PPF (MBA/APN) // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.