MNE português renova compromisso na luta contra o terrorismo

| País
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 22 mar (Lusa) - O ministro português dos Negócios Estrangeiros expressou hoje o pesar do Estado português pelos ataques terroristas em Bruxelas, renovando o compromisso do país na luta contra o terrorismo.

"Quero afirmar o empenhamento de Portugal, no quadro da União Europeia e da comunidade internacional a que pertence, numa luta firme e sólida contra o terrorismo, respeitando os princípios de um estado de direito", disse Augusto Santos Silva à Lusa.

Pelo menos 34 pessoas morreram e perto de duas centenas ficaram feridas nas três explosões registadas hoje em Bruxelas - duas no aeroporto de Zaventem e uma na estação de metro de Maalbeek, junto às instituições europeias, bem no centro da capital belga.

"Gostava também de expressar as condolências do governo português para com as autoridades belgas e para com o povo belga, em especial para com os residentes de Bruxelas", disse o ministro em Nova Iorque, onde se encontra para participar num encontro do Conselho de Segurança da ONU e reunir com o secretário-geral da ONU.

Augusto Santos Silva referiu-se também à portuguesa que ficou ferida durante os ataques, dizendo que "os ferimentos foram ligeiros" e que a mulher "se encontrava bem".

A procuradoria belga já confirmou que, no caso do aeroporto, tratou-se de um atentado terrorista suicida.

O nível de alerta terrorista na Bélgica foi elevado para quatro, o máximo da escala.

AYS // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: País

PJ desmantela uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma das principais redes de tráfico de droga do norte do país e deteve sete suspeitos, incluindo os seus líderes, durante a operação de combate ao narcotráfico realizada hoje na cidade do Porto.

Mário Machado condenado a prisão efetiva por incitar violência contra mulheres de esquerda

O militante neonazi Mário Machado foi esta terça-feira condenado a dois anos e 10 meses de prisão efetiva por incitamento ao ódio e à violência contra mulheres de esquerda em publicações nas redes sociais.

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein.