Explosões em Bruxelas. Imprensa local fala em dezenas de mortos

Explosões em Bruxelas. Imprensa local fala em dezenas de mortos
twitter: tim gemmers
| Mundo
Porto Canal (MYF)

Bruxelas foi abalada, na manhã desta terça-feira, com mais três explosões. Duas registaram-se no Aeroporto Zaventem e uma terceira fez-se sentir junto a uma estação de metro, em Maelbeek, perto das instituições europeias. Segundo a imprensa local há pelo menos 23 mortos e dezenas de feridos.

De acordo com o jornal belga ‘L’ Echo’, duas bombas explodiram no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, Bélgica, e uma ou mais explosões fizeram-se sentir no metro, em Maelbeek. A imprensa fala em 13 mortos no aeroporto, 10 mortos junto ao metro e dezenas de feridos. O procurador do Rei confirma que se tratou de um ataque por um bombista suicida no aeroporto belga. 

Na sequência das explosões, o Ministro do Interior belga já elevou o nível de ameaça terrorista do três para o quatro, o máximo. A primeira explosão no aeroporto aconteceu na zona de partidas pelas 08:00 (07:00 em Lisboa), seguida de uma segunda detonação. Segundo a agência de notícias Belga, ouviram-se tiros antes das explosões e gritos em árabe.

Pelo menos uma das explosões ocorreu na zona do check-in, nas partidas. O espaço foi evacuado e o aeroporto foi fechado, com todos os voos cancelados. A administração do aeroporto pede a todos os que tinham voos marcados para não se dirigirem para o local.

Perto de uma hora depois, houve uma outra explosão (ou mais do que uma, segundo alguns relatos) na estação de metro de Maelbeek, perto dos edifícios das instituições da União europeia. Toda a rede metropolitana de Bruxelas está fechada, assim como os túneis. 

As autoridades pedem, ainda, para as pessoas de Bruxelas não sairem dos locais onde se encontram.

As explosões acontecem quatro dias depois da detenção de Saleh Abdeslam, em Bruxelas, o principal suspeito dos ataques terroristas em Paris, que mataram 130 pessoas, em novembro do ano passado.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.