Zona da estação de metro de Maelbeek evacuada, relatos de detonação em Schuman

Zona da estação de metro de Maelbeek evacuada, relatos de detonação em Schuman
| Mundo
Porto Canal com Lusa

A zona junto à estação do metropolitano de Maelbeek, em Bruxelas, muito próximo da Comissão Europeia e onde terá ocorrido uma explosão, foi hoje evacuada e o perímetro de segurança aumentado, constatou a Lusa no local.

A Lusa assistiu no local às pessoas a saírem da estação e a serem transportadas de maca, sendo o dispositivo grande, quer a nível de policiamento, quer de ambulâncias.

"Circulem, circulem, ninguém pode ficar no local", repetem constantemente as autoridades.

Ainda na zona do último incidente, a Lusa tentou obter mais informações, mas as autoridades escusam-se a adiantar mais informações.

No entanto, corre a informação, não oficial, de que poderão existir quatro mortos.

A Lusa assistiu ainda cerca das 09:40 em Bruxelas (08:30 em Lisboa) a uma senhora a ser amparada pelas autoridades, em estado de choque e com ferimentos ligeiros.

As autoridades aumentaram ainda o perímetro de segurança naquela zona do metro de Maelbeek, a uma estação da Comissão Europeia, estendendo até à Praça Marie-Louise, a cerca de 550 metros.

Entretanto, a Lusa falou com uma testemunha que estava em contacto com um amigo que se encontrava no metro de Maelbeek e que "sentiu a explosão e o vento a chegar-lhe à cara e a ficar cheio de sangue".

A Lusa viu ainda outra senhora a correr para fora do local, ligeiramente ferida, com o cabelo chamuscado e a roupa bastante suja, escusando-se a falar com os jornalistas adiantando apenas que queria apanhar um táxi.

Segundo a rádio belga, terá ocorrido uma outra explosão no metro na estação de Schuman, junto ao edifício da Comissão Europeia.

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.