PM belga anuncia detenção de Abdeslam, Hollande diz que França pedirá extradição

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 18 mar (Lusa) -- O primeiro-ministro belga, Charles Michel, anunciou hoje numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente francês, François Hollande, que três indivíduos foram hoje detidos em Bruxelas no quadro da investigação aos atentados de Paris, entre os quais Salah Abdeslam.

O Presidente francês felicitou por seu turno as autoridades belgas pela captura do homem mais procurado no quadro dos ataques de novembro, em Paris, e anunciou que as autoridades judiciárias francesas vão pedir formalmente muito em breve a extradição de Abdeslam, hoje detido em Bruxelas.

"Detivemos Salah Abdeslam no quadro de investigações relacionadas com os atentados de Paris. É um sucesso nesta batalha contra o terrorismo e muito importante para a democracia e contra o abominável obscurantismo", disse Charles Michel.

A seu lado, François Hollande comentou que esta detenção é "uma etapa importante, mas não a conclusão definitiva", pois já "houve outras detenções, e haverá mais", pois as autoridades têm noção de que a rede que preparou, financiou e levou a cabo os ataques de 13 de novembro em Paris, que fizeram mais de 130 mortos, era muito alargada, "na Bélgica, em França e noutros países europeus", e garantiu que não serão poupados esforços até que todos os envolvidos" tenham sido travados.

Relativamente ao pedido de extradição de Salah Abdeslam, para que este seja julgado em França, disse estar certo de que "as autoridades belgas responderão da forma mais favorável e rápida possível".

ACC // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.