OE2016: Ministro da Economia diz que plano 100 com 90% do objetivo cumprido

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 fev (Lusa) - O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou hoje que o Plano 100, que visa a capitalização e financiamento das empresas, tem "praticamente 90%" dos objetivos cumpridos, ou seja, cerca de 90 milhões de euros.

"Na área da capitalização e financiamento às empresas, começámos desde logo com o Plano 100, de mobilização de chegada de fundos e de incentivos às empresas", disse o ministro na audição parlamentar conjunta de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa e de Economia, no âmbito do Orçamento do Estado para este ano.

"Conseguimos nestes primeiros dois meses - o Plano 100 começa antes e refere-se aos primeiros 100 dias do Governo, mas foi principalmente implementado em janeiro e fevereiro - cumprir já praticamente 90% do objetivo e, portanto, estamos a conseguir mobilizar e fazer chegar fundos às empresas", adiantou Manuel Caldeira Cabral

Em dezembro, o Governo anunciou o objetivo de injetar 100 milhões de euros na economia nos primeiros 100 dias de governação, através de medidas que facilitem o acesso aos fundos estruturais e ao investimento, incluídas no Plano 100.

O Plano 100 integra um conjunto de medidas de agilização do acesso aos fundos europeus estruturais, no âmbito do programa Portugal 2020, com o objetivo de facilitar e potenciar o investimento das empresas.

Entre as medidas que integram o Plano 100 estão a flexibilização das regras de adiantamentos, a redução da exigência de garantias bancárias ou uma nova linha de garantia mútua para adiantamentos.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.