PEV pede a António Costa que não seja subverviente para com Bruxelas

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 29 jan (Lusa) - A deputada do PEV Heloísa Apolónia apelou hoje para o primeiro-ministro "não ser subserviente" para com a Comissão Europeia, com António Costa a defender que a política orçamental que propõe também é boa para a zona euro.

"A direita veio aqui pedir que fosse subserviente a Bruxelas e os Verdes vêm aqui pedir que não seja. Dialogante sim, subserviente não", pediu Heloísa Apolónia, afirmando esperar "que haja quem olhe de uma vez por todas pelos interesses dos portugueses".

Na resposta à deputada do PEV no debate quinzenal na Assembleia da República, o primeiro-ministro defendeu hoje que a política orçamental do Governo é necessária não só para o país mas também para o conjunto da zona euro, afirmando que o Orçamento para 2016 vai romper com "o ciclo do empobrecimento".

"Queremos ser dialogantes e cooperantes, mas temos uma política que é necessária não só para Portugal. É necessária para o conjunto da zona euro", afirmou António Costa, argumentando que sem um "crescimento sustentável" o país será sempre "um problema na zona euro".

A deputada frisou que a Comissão Europeia "fazia parte da `troika´ que veio fazer experimentalismos que resultaram num brutal aumento do nível de empobrecimento" do país, e acrescentou que o critério do PEV para avaliar o OE2016 será saber "se há ou não o risco de empobrecimento dos portugueses".

Segundo o primeiro-ministro, "o défice de competitividade do país não se resolve, como a direita acreditou, num ciclo de empobrecimento".

"A nossa competitividade conquista-se investindo na educação, na modernização do Estado e na inovação tecnológica", defendeu.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.