Coreia do Sul processa executivo da Volkswagen por caso de manipulação de emissões

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 27 jan (Lusa) -- A Coreia do Sul anunciou hoje que apresentou uma queixa criminal contra um executivo de topo da Volkswagen, o segundo processo no espaço de uma semana, devido ao escândalo de manipulação de emissões de poluentes.

O Ministério do Ambiente indicou que vai pedir ao Ministério Público que investigue Terence Bryce Johnsson - responsável pelas vendas internacionais da Audi, do grupo Volkswagen -- por ter vendido carros que violam as regulamentações ambientais da Coreia do Sul.

"Apresentámos a queixa para pedir uma resposta mais ativa da sede da Volkswagen na Alemanha, já que este assunto deve eventualmente ser tratado por eles", disse Hong Dong-Gon, responsável pelos padrões ambientais dos automóveis.

Na semana passada, o Ministério do Ambiente apresentou outra queixa contra Johannes Thammer, diretor da unidade da empresa na Coreia, alegando que o plano que esta unidade apresentou para recolher os automóveis manipulados tinha várias falhas legais.

O segundo fabricante mundial de automóveis está a ser alvo de ações legais de vários países depois de ter admitido em setembro do ano passado que manipulou os testes de emissão de poluentes em alguns veículos a diesel.

ISG // MP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.