Diretor de Qualidade da Volkswagen renuncia ao cargo após escândalo das emissões

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Frankfurt (Alemanha), 08 fev (Lusa) - O diretor de controlo de qualidade do fabricante automóvel Volkswagen, Frank Tuch, renuniou ao cargo, na sequência do escândalo causado pela manipulação das emissões de gases poluentes.

A Volkswagen informou hoje que Tuch, de 48 anos, deixa a companhia voluntariamente e será sustituído por Hans-Joachim Rothenpieler a partir de 15 de fevereiro.

Rothenpieler reportará diretamente ao presidente de Volkswagen, Matthias Müller.

A Volkswagen levou a cabo alterações nos cargos executivos desde que estalou o escândalo sobre a manipulação das emissões de gases poluentes e reduziu para metade o número de diretores que reportam diretamente ao presidente.

Tuch dirigiu o Controlo de Qualidade da Volkswagen desde 2010, tendo sido nomeado pelo anterior presidente, Martin Winterkorn, que se demitiu aquando da divulgação do escândalo, e antes disso tinha trabalhado na DaimlerChrysler e na Porsche, igualmente em posições de controlo de qualidade e também como diretor técnico.

JMG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.