Vendas mundiais do grupo Volkswagen caem 2,2% em Novembro

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Porto Canal com Lusa

Frankfurt, 11 dez (Lusa) - O grupo Volkswagen anunciou hoje que vendeu em novembro 833.700 carros, menos 2,2% do que no mesmo mês de 2014, um resultado aliado ao escândalo das emissões e às quedas em mercados emergentes como a Rússia, China ou Brasil.

O fabricante alemão de automóveis viu também reduzir as suas vendas entre janeiro e novembro para os 9.095.900 veículos, menos 1,7% do que nos mesmos meses de 2014.

A marca Volkswagen e o fabricante de camiões MAN foram os que sofreram uma queda mais acentuada nos primeiros onze meses do ano.

O presidente executivo do grupo Volkswagen, Matthias Müller, disse que a empresa e as suas marcas "atravessam uma etapa desafiante".

O grupo Volkswagen vendeu na China, cuja economia desacelerou entre janeiro e novembro, 3.219.400 veículos, menos 3,6% do que nos mesmos meses do ano passado.

Nos Estados Unidos, onde rebentou o escândalo das emissões poluentes, o grupo alemão aumentou as suas vendas nos primeiros onze meses do ano em 1,6%, para as 551.200 unidades, enquanto na Rússia caiu 36,7% (157.900 unidades), descida justificada também pela difícil situação económica do país devido às sanções e pela queda do preço do petróleo.

As vendas na Alemanha aumentaram 4,2% para os 1.193.900 veículos nos primeiros onze meses de 2015, enquanto no Brasil as vendas caíram no mesmo período 36,5% (364.800 unidades).

Por marcas, a Volkswagen vendeu em novembro 496.100 unidades, menos 2,4% do que no mesmo período de 2014, sendo o segundo mês consecutivo de queda nas vendas após o escândalo da manipulação de emissões poluentes.

A principal marca do grupo Volkswagen vendeu nos primeiros onze meses do ano 5.335.700 veículos, menos 4,5% do que em igual período do ano passado, com quedas de vendas significativas na Rússia, Brasil e China.

Apesar do escândalo, as vendas da marca Volkswagen aumentaram na Europa até novembro em 2,5%, atingindo os 1.580.200 veículos.

A marca de luxo do grupo, a Audi, viu as suas vendas aumentarem 3,4% (1.644.900 veículos) nos primeiros onze meses de 2015 face ao mesmo período do ano passado.

A marca espanhola Seat, também do grupo alemão, reduziu as vendas em novembro em 3% (32.400 unidades), que subiram entre janeiro e novembro em 3,5% (371.800 unidades).

Já a Porsche aumentou as vendas em 24% para as 209.900 unidades nos primeiros onze meses do ano, mas no mês passado só subiu 2,1%.

A marca checa Sköda, também do grupo Volkswagen, vendeu até novembro 968.900 veículos, mais 1,4%.

AJG // CSJ

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