Ministro da Economia diz que Orçamento para 2016 será "de contenção"

| Política
Porto Canal com Lusa

Aveiro, 20 jan (Lusa) - O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje, em Aveiro, que o Orçamento de Estado para 2016 será "de contenção", assinalando, contudo, que haverá espaço para as promessas eleitorais do PS e para o investimento nas empresas.

"Há espaço para o que são as medidas de rendimento e que eram promessas eleitorais do PS e que vamos cumprir. Haverá espaço para o investimento nas empresas", assegurou o ministro.

Manuel Caldeira Cabral falava aos jornalistas à margem da inauguração do Altice Labs, o centro da inovação do grupo Altice, situado nas instalações da PT Inovação, em Aveiro.

O ministro frisou ainda que os fundos do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE) estão finalmente a chegar às empresas, mas não ainda ao ritmo pretendido pelo Governo.

"Queremos acelerar os processos de pagamentos e de avaliação para que as empresas que querem investir não fiquem à espera e criem empregos que estão a faltar a tantos portugueses", referiu.

Questionado sobre a possibilidade de uma eventual queda do investimento estrangeiro em Portugal, Caldeira Cabral afirmou que há "vários investimentos que estão na calha, alguns dos quais estavam à espera de incentivos e outros à espera de tomada de decisões".

"Não há um desinteresse dos investidores financeiros em Portugal, como demonstra o que foi a colocação de dívida pública na última semana em que houve três vezes a procura face à oferta, em que o 'spread' baixou face às ofertas anteriores", disse.

O governante elogiou ainda o investimento feito na Altice Labs, adiantando que, apesar dos receios na imprensa de que pudesse haver um desinvestimento nesta área da inovação, o que houve foi um reforço do investimento", que dá um "sinal de confiança nos nossos trabalhadores e investigadores".

O Altice Labs foi hoje apresentado como "o centro da inovação do grupo Altice". Ao todo, mil engenheiros em todo o mundo, dos quais 650 em Portugal, vão "pensar, criar e desenvolver novos produtos e serviços para todos os clientes do grupo".

JYDN.// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.