Arménio Carlos considera insuficiente proposta do PS para aumento do SMN

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 nov (Lusa) - O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou hoje que a proposta de aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) do PS é insuficiente e tardia, porque remete para 2019 a sua fixação nos 600 euros.

Arménio Carlos, que falava aos jornalistas junto à Assembleia da República, disse que a CGTP está disponível para apresentar propostas e negociar o aumento do SMN em sede de concertação social, mas não deixará de defender os interesses dos trabalhadores.

"A CGTP não deixará de defender os direitos dos trabalhadores, independentemente de termos um governo de esquerda", afirmou.

O programa de governo do PS prevê que o salário mínimo seja de 530 euros em 2016, de 557 euros em 2017 e de 580 euros em 2018, antes de chegar aos 600 euros em 2019.

Mas a CGTP reivindica a fixação do SMN nos 600 euros em 2016.

Arménio Carlos está em S.Bento com dirigentes e ativistas sindicais de todo o país, concentrados junto à Assembleia da República, em Lisboa, para apoiar a queda do Governo e reivindicar novas políticas para o país.

A concentração tem sido acompanhada por um forte aparato policial, que permaneceu no local para impedir qualquer aproximação entre a manifestação convocada pela CGTP e outra em defesa do atual Governo, que entretanto já desmobilizou quase totalmente.

RRA/SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

SOS Racismo diz que Aguiar-Branco não tem condições para manter presidência da AR

A associação SOS Racismo defendeu esta sexta-feira que o presidente da Assembleia da República não tem condições para continuar no cargo, depois de ter afirmado que o uso de linguagem que qualifica raças depreciativamente é admissível pela liberdade de expressão.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".