Sindicalistas social democratas reafirmam compromisso com UGT

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 out (Lusa) -- O agência de notação financeira DBRS passou a perspetiva da NB Finance para estável, tendo piorado o 'rating' das obrigações séniores garantidas, informou o Novo Banco em comunicação à CMVM.

Esta revisão pela agência canadiana acontece na sequência da decisão de 29 de setembro, em que cortou em cinco níveis o 'rating' da dívida de longo prazo do Novo Banco, de 'BBB (baixo)' para 'B'.

A NB Finance é um veículo criado pelo Novo Banco que junta a dívida do BES por si garantida.

Assim, foi agora tomada a decisão de pôr a perspetiva da NB Finance Ltd em 'estável', enquanto o rating das obrigações séniores garantidas emitidas pela NB Finance Ltd piorou de B de BB.

A DBRS deixou ainda de dar notação aos instrumentos de curto prazo emitidos pela Espírito Santo Plc e Novo Banco Ásia, garantidos pelo NOVO BANCO, tendo em conta que estes títulos foram reembolsados.

IM// ATR

LusA/Fim

Dublin, 19 out (Lusa) - As autoridades da Irlanda decidiram retirar de circulação gradualmente a partir de finais de outubro as moedas de um e dois cêntimos, noticia hoje o jornal The Guardian.

Com esta decisão, a Irlanda junta-se a outros países europeus, como a Bélgica, Suécia, Holanda, Finlândia ou Dinamarca, que optaram por uma solução idêntica. O banco central explicou que o custo de produção destas moedas é superior ao seu valor facial.

A partir de agora as transações que envolvam estas moedas serão arredondadas para os cinco cêntimos mais próximos, com a concordância dos compradores.

A retirada gradual das moedas em causa segue-se a uma experiência feita em 2013 que mostrou que a maioria dos consumidores e dos vendedores concordava com o arredondamento.

EO// ATR

Lusa/fim

Lisboa, 19 out (Lusa) - A Tendência Sindical Social Democrata da UGT reafirmou hoje o seu compromisso com o projeto sindical da central sindical liderada por Carlos Silva.

"A Tendência Sindical Social Democrata (TSSD) continua comprometida com o projeto sindical da UGT e estaremos com Carlos Silva neste projeto", disse à agência Lusa um dos sindicalista da tendência, que se reuniu na sede da central sindical, em Lisboa.

No encontro, que contou com a participação do secretário-geral dos Trabalhadores Social Democratas (TSD), Pedro Roque, foram analisadas as declarações do Secretário-Geral da UGT, Carlos Silva, sobre a situação política resultante das eleições legislativas de 04 de outubro.

Os social democratas da UGT realizaram também a reunião de hoje para "concertar uma posição comum para a reunião do Secretariado Nacional da UGT que terá lugar na próxima sexta feira".

"Não há qualquer conflito, a TSSD continua no projeto sindical da UGT, com o seu líder", disse a mesma fonte sindical.

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu em entrevista, no dia 12, um Governo de coligação PSD/CDS-PP com o compromisso do PS.

"Não me parece que as forças à esquerda do PS deem garantia de estabilidade", afirmou Carlos Silva na entrevista, defendendo que "seria preferível que a estabilidade governativa assentasse num compromisso entre a coligação que venceu as eleições e o PS".

Os órgãos sociais da UGT demarcaram-se de imediato do seu secretário-geral, considerando que esta opinião "apenas vincula a pessoa do secretário-geral da UGT e não [é] uma posição da central ratificada nos seus órgãos sociais".

Entretanto foi marcada para sexta-feira uma reunião extraordinária do Secretariado Nacional da UGT. 

RRA// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.