Costa diz que PàF não precisa de ser "atrevida", basta propor ideias

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 out (Lusa) - O secretário-geral do PS disse hoje que os partidos que formaram a coligação Portugal à Frente (PàF) não precisam de ser atrevidos, como indicou o presidente do PSD, e basta apresentarem ideias que serão analisadas com "boa-fé".

"Ainda bem que a PàF percebeu que tem de propor alguma coisa e não é preciso ser muito atrevido, basta propor. E nós analisaremos [as propostas] com a mesma boa-fé com que temos estado a trabalhar e a fazer este diálogo com todos", vincou António Costa.

O socialista - que falava depois de um encontro de dirigentes do PS com elementos do Partido Ecologista "Os Verdes" - reagia a declarações desta manhã do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, que depois de um encontro com o PS afirmou que esperava que fossem os socialistas a apresentar propostas concretas mas que, como isso não aconteceu, PSD e CDS-PP vão fazer "um exercício um bocadinho mais atrevido" de tentar "selecionar propostas do PS" para debater num próximo encontro, marcado para terça-feira.

Costa definiu-se como um "otimista por natureza", e mostrou esperança num "exercício mínimo" de PSD e CDS-PP na apresentação de ideias, acrescentando que estes partidos têm de compreender que o "quadro político parlamentar mudou substancialmente" desde as legislativas de domingo.

"Não vale a pena fazerem um esforço de fingir que nada de novo aconteceu porque algo de muito importante aconteceu", acrescentou o socialista, referindo-se à perda de maioria absoluta no parlamento de PSD e CDS-PP.

E acrescentou: "Ninguém dispõe de maioria e todos temos com humildade de fazer um esforço de procurar encontrar soluções".

Além do secretário-geral, António Costa, o PS esteve representado neste encontro com "Os Verdes" pelo seu presidente, Carlos César, pelo coordenador do cenário macroeconómico socialista, Mário Centeno, e pelos dirigentes nacionais Ana Catarina Mendes e Pedro Nuno Santos.

PPF (IEL) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.