Confederação do Turismo defende "diálogo" entre coligação e PS

Confederação do Turismo defende "diálogo" entre coligação e PS
| Política
Porto Canal

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) lamentou hoje o facto de não ter havido uma maioria absoluta nas eleições de domingo, defendendo a necessidade de "pontos de contacto e de diálogo" entre a coligação e o PS.

"O que era necessário era que se encontrassem pontos de contacto e de diálogo entre as várias forças políticas europeístas, que permitissem uma solução que viabilizasse este tipo de questões e que se pudesse contornar a instabilidade que se tem derivada de não ter havido uma maioria", afirmou o presidente da confederação, Francisco Calheiros, em declarações à agência Lusa.

No entender do presidente da CTP, "uma falta de maioria implica falta de confiança, menor investimento, instabilidade", defendendo que Portugal precisa de "um governo com maioria, seja de que cor for".

"Precisamos de medidas de política económica viradas para o crescimento, o grande ponto negativo é esta instabilidade", assinalou Francisco Calheiros, que lamentou a elevada taxa de abstenção verificada nestas eleições.

No entanto, o líder da CTP assinalou que houve dois pontos positivos nas legislativas de domingo: "a forma como correu o ato eleitoral" e o facto de "ter-se verificado uma rejeição a qualquer tipo de radicalismo, seja de direita ou de esquerda, tendo sido dada uma primazia muito grande aos chamados partidos europeístas, ou seja, aqueles que defendem os valores europeus e a nossa integração na União Europeia, como seja a coligação e o PS".

No domingo, a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) venceu as eleições com 38,55% (104 deputados), o PS conseguiu 32,38% (85 deputados), o BE subiu para terceira força política com 10,22% (19 deputados), a CDU alcançou 8,27% (17 deputados) e o PAN vai estrear-se no parlamento, com um deputado, 1,39% dos votos.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.