Catalães fora da SCTP/Metro do Porto por incumprimento bancário

Catalães fora da SCTP/Metro do Porto por incumprimento bancário
| Norte
Porto Canal

O Ministério da Economia confirmou à Lusa que o consórcio espanhol TMB/Moventis não entregou a garantia bancária necessária para assumir a operação da STCP, o que faz cair a subconcessão daquela empresa e a da Metro do Porto por 10 anos.

"A empresa STCP confirmou ao Ministério da Economia que não houve lugar ao pagamento da caução e que notificou a TCC [formada pelas empresas TMB e Moventis] sobre o incumprimento da adjudicação", disse à Lusa fonte oficial da tutela.

A mesma fonte acrescentou que "do ponto de vista do governo, mantém-se em vigor a resolução do conselho de ministros que determinou que a empresa se abrisse à iniciativa privada para reduzir custos e fazer investimentos na frota".

O prazo para o consórcio entregar à Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) a garantia bancária de cerca de 10 milhões de euros terminou na terça-feira ao fim da tarde.

Com o incumprimento da TCC junto da STCP, deverá seguir-se a rescisão da subconcessão da Metro do Porto, algo para o que o secretário de Estado dos Transportes já havia alertado em julho, admitindo mesmo a possibilidade de repetir o concurso público para a subconcessão das duas empresas.

"Obviamente nós não vamos querer um concessionário que falha uma adjudicação na STCP e que fica com o contrato da Metro do Porto porque, por um motivo ou por outro, lhe agrada mais", frisou então Sérgio Monteiro.

Hoje, o ministério da Economia adiantou que "o incumprimento [pela empresa] não retira o intuito reformista de abrir as empresas aos privados", pelo que o concurso será relançado "a curto prazo" e "o ideal seria ainda este mês".

A necessidade de lançar novo concurso decorre de um dos dois candidatos ao consórcio ter entregado a proposta fora do prazo, resultando num processo com apenas um pretendente que agora, pelo incumprimento, será afastado.

Aquando da assinatura do contrato, Sérgio Monteiro afirmou que a subconcessão da Metro do Porto permitirá uma poupança de 98 milhões de euros em dez anos, sem prejuízo para a qualidade do serviço.

Sérgio Monteiro sublinhou que, paralelamente, haverá "uma grande vantagem para o contribuinte" e que, "pela primeira vez em 2015, e pelo menos durante dez anos a Metro do Porto deixará de ter necessidade de apoio do Estado através de indemnizações compensatórias, que são dinheiro do contribuinte".

Face ao que vigorou até 31 de dezembro de 2008, disse, o novo contrato assegura uma poupança global de 98 milhões de euros.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.