Governo alerta que se o contrato da STCP cair, o consórcio não pode ficar só com Metro do Porto

Governo alerta que se o contrato da STCP cair, o consórcio não pode ficar só com Metro do Porto
| Norte
Porto Canal

O secretário de Estado dos Transportes alertou hoje que se a adjudicação da STCP cair, o consórcio espanhol não poderá ficar só com a Metro do Porto, processo que ficará resolvido até ao final da primeira quinzena de agosto.

À margem da inauguração da nova plataforma logística de Leixões, em Matosinhos, Sérgio Monteiro foi questionado pelos jornalistas sobre o impasse na subconcessão da Metro do Porto e da STCP, no dia em que o Diário Económico avançou que a decisão final sobre a STCP poderia arrastar-se para agosto, devido à caução que o consórcio tem que pagar.

"Fica resolvido até ao final da primeira quinzena. Num sentido ou noutro fica resolvido. Há uma data antes do dia 15 de agosto que é a data da entrega da caução. Portanto, de duas, uma. Ou a caução é entregue e o contrato é assinado, ou a caução não é entregue", disse.

Segundo o secretário de Estado com a tutela dos Transportes, se a caução não for entregue a adjudicação cai e deixa o aviso: "obviamente nós não vamos querer um concessionário que falha uma adjudicação na STCP e que fique com o contrato da Metro do Porto porque, por um motivo ou por outro, lhe agrada mais".

"Mas o que nós não podemos permitir enquanto Estado é que uma entidade privada queira um contrato e não queira outro e não aconteça nada, porque entregou uma proposta vinculativa para os dois contratos. E a nossa expectativa é que os dois contratos sejam assinados e honrados. Se não acontecer, certamente que essa entidade não ficará com a gestão da Metro do Porto", avisou.

Sérgio Monteiro reiterou que neste contexto "a repetição do concurso é uma inevitabilidade", ficando a dúvida se esta repetição avança "ainda na vigência deste Governo ou se fica para a próxima legislatura".

Sábado, em declarações à agência Lusa, o governante já tinha admitido a possibilidade de repetir o concurso de subconcessão da Metro do Porto e da STCP.

"O consórcio espanhol parece querer desistir da concessão dos STCP (cujo concurso público foi feito em conjunto com a concessão do Metro do Porto) e perante as dúvidas resolvemos tomar cautelas adicionais", disse Sérgio Monteiro à Lusa.

O Tribunal de Contas confirmou na sexta-feira à agência Lusa que a Metro do Porto pediu de volta o contrato de subconcessão da operação do metro, que se encontrava naquele tribunal para obtenção de visto prévio.

O contrato em causa, assinado no dia 23 abril, está sujeito a visto prévio do TdC e desde que a Metro o enviou ao TdC este foi devolvido duas vezes à empresa para esclarecimento de dúvidas e/ou esclarecimentos adicionais.

O ministro da Economia, Pires de Lima, assegurou na quinta-feira que o Governo está atento à concretização do caderno de encargos da concessão da Metro do Porto e STCP e que atuará "em conformidade com aquilo que as circunstâncias ditarem".

À margem da inauguração do novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, Pires de Lima foi confrontado pelos jornalistas com o comunicado das organizações representativas dos trabalhadores da STCP, que alertam que a restruturação interna iniciada recentemente na empresa "parece indiciar que o consórcio espanhol TMB/MOVENTIS, a quem foi adjudicada a concessão do serviço, tenha desistido da concessão".

A agência Lusa questionou na quinta-feira o consórcio catalão, mas até hoje não obteve qualquer resposta.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.