BE recomenda ao Governo anulação da subconcessão da STCP e contratação de motoristas

| Política
Porto Canal / Agências
Porto, 10 jul (Lusa) -- O Bloco de Esquerda (BE) anunciou hoje ter apresentado na Assembleia da República uma recomendação ao Governo para a anulação da subconcessão e a contratação de 120 motoristas para a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

No texto que apresentou no parlamento, o BE afirma que "a empresa pública de transportes coletivos do Porto tem vindo a assumir práticas que desrespeitam os trabalhadores e utentes", sendo que "o nível de incumprimento dos horários dos autocarros tem vindo a ser deteriorado" e "o tempo de espera na generalidade das linhas é superior a meia hora e em algumas a uma hora".

O BE pretende que o Governo "anule o contrato de subconcessão dos STCP ao consórcio TMB/Moventis", que venceu o concurso público internacional, lançado em agosto do ano passado.

O Bloco quer também que o Governo "desencadeie os procedimentos com vista à contratação imediata de 120 motoristas para garantir o cumprimento de horários" e que "tome medidas que garantam condições de segurança a todos os trabalhadores da STCP".

Na informação enviada hoje à Lusa, o BE acrescenta que este projeto de resolução será debatido em Comissão na próxima semana e votado em sessão plenária no dia 22.

"Em três anos, a STCP perdeu 30 milhões de passageiros", advertem os deputados do BE, que consideram que "a degradação da empresa corresponde ao objetivo de "criar o ambiente favorável à aceitação da concessão a privados, semeando a insatisfação entre os utentes e emagrecendo a empresa para uma futura eliminação de linhas".

JAP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.