Fogo de Vila Nova de Cerveira quase a chegar a Caminha

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, 09 ago (Lusa)- O incêndio florestal que deflagrou sábado em Vila Nova de Cerveira está a cerca de cinco quilómetros do concelho vizinho de Caminha, tendo "já atravessado o rio Coura", disse hoje à Lusa a proteção civil.

Em declarações à agência Lusa, o segundo comandante distrital de Santarém, José Guilherme, responsável pelas operações de combate ao incêndio, explicou que a "nova progressão" foi provocada "por uma alteração de ventos".

"O fogo acaba de passar o rio Coura e dirige-se para a freguesia de Arga de Baixo (Caminha), encontrando-se a cerca de quatro a cinco quilómetros dessa localidade", disse o comandante, adiantando que o incêndio tem uma frente com cerca de dez quilómetros de extensão, mas que "no momento, não há habitações em risco ou ameaçadas pelas chamas".

Segundo José Guilherme, o trabalho dos bombeiros tem sido "muito dificultado" por "vários condicionantes", destacando "a falta de acessos, de ordenamento do território, da orografia do terreno, dos ventos que se fazem sentir na serra e das elevadas temperaturas e baixa humidade".

Questionado pela Lusa, o responsável escusou-se a fazer previsões sobre quando terá o fogo dominado.

O presidente da Câmara de Caminha disse à Lusa que as duas corporações de bombeiros do concelho estão posicionadas no terreno para impedir a progressão das chamas.

"Já temos todos os efetivos dos bombeiros de Caminha e Vila Praia de Âncora no terreno para fazer frente às chamas que além de Arga de Baixo ameaçam entrar em Vilar de Mouros", explicou Miguel Alves.

O autarca adiantou também ter o responsável municipal da proteção civil a acompanhar a situação, e já ter contactado os presidentes de Junta das freguesias ameaçadas.

Segundo a informação disponível na página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o combate às chamas neste incêndio mobilizava às 15:00, cerca de 163 bombeiros, apoiados por 51 viaturas e quatro aviões, dois médios e dois pesados.

No concelho de Monção, o fogo que deflagrou sábado cerca das 11:51, na freguesia de Longos Vales, foi dado como dominado cerca das 06:30.

Ainda segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, um outro incêndio, que deflagrou sábado cerca das 22:56, na freguesia de Messegães, Valadares e Sá mobilizava às 15:00 de hoje 79 bombeiros, apoiados por 24 viaturas.

O fogo, com três frentes ativas, que lavra em zona de mato está ainda a ser combatido por um helicóptero pesado, e dois aviões médios.

De acordo com a página da Proteção Civil, às 15:00 estavam 27 incêndios em curso em Portugal Continental pelas 14:00 e desde as 00:00 de hoje ocorreram 219 fogos.

ABYC // CC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Aconteceu aqui um milagre”. As imagens da explosão que destruiu 11 casas em Vila Verde

Uma explosão de gás que deflagrou, na madrugada desta segunda-feira, causou grandes danos materiais numa habitação na freguesia de Turiz, em Vila Verde, e afetou outras 11 residências contíguas, confirmou o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Luís Morais, que confessa ter ocorrido “um milagre” por não terem sido registados feridos.

Empresas e universidades do Norte de olhos postos no céu para apostar na economia espacial

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Agência Espacial Portuguesa estão a trabalhar num plano para promover a economia espacial na região, tendo já efetuado uma reunião nesse sentido. "A CCDR-Norte e a Agência Espacial Portuguesa estão a trabalhar na criação de um plano de ação para a promoção da economia espacial no Norte, com o objetivo de promover o desenvolvimento e o uso das tecnologias espaciais na região", pode ler-se num comunicado esta segunda-feira enviado às redações pela entidade regional.

Caminhava no passeio e morreu atropelada por camião em Matosinhos

Uma mulher morreu esta segunda-feira em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos, atropelada por um veículo pesado. A vítima mortal, de 70 anos, caminhava no passeio no momento do acidente.