39 novos fogos desde as 00:00 de hoje, mais de mil operacionais no combate

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 10 ago (Lusa) -- Um total de 39 incêndios foi registado desde as 00:00 de hoje, madrugada em que mais de mil operacionais continuavam a combater os fogos de maior dimensão, disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

"Desde as 00:00 de hoje foram registadas 39 ignições. Estes novos focos de incêndio durante a noite são um fenómeno que acaba por condicionar o ataque aos incêndios", afirmou o comandante de permanência nas operações, Paulo Santos, à agência Lusa.

"Infelizmente temos este número significativo [de incêndios]", acrescentou, explicando que as novas ocorrências incluíam "algumas reativações".

O comandante de permanência nas operações informou que o combate às chamas de norte a sul do país prosseguia esta madrugada com "ataques diretos e indiretos", para, "no período de maior arrefecimento, tentar dominar ou pelo menos reduzir as frentes" de incêndio.

"Estamos a trabalhar para que todos os incêndios estejam dominados ao início da manhã. Temos bombeiros há largas horas no terreno. Alguns (fogos) certamente irão estar dominados, outros temos algumas dúvidas devido à sua extensão", adiantou.

Paulo Santos indicou que pelas 04:30 estavam 2.157 elementos da Proteção Civil no terreno, 95% dos quais bombeiros, um número que incluía os operacionais nos combate às chamas e outros serviços, incluindo a resposta a emergências hospitalares.

Mais de mil operacionais combatiam 12 incêndios às 03:40 de hoje, com os fogos de Miranda do Corvo, Vila Nova de Cerveira e Monção a mobilizarem a maioria dos meios, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Em Miranda do Corvo, distrito de Coimbra, onde na tarde de domingo deflagrou um incêndio em zona florestal, às 03:40 estavam no terreno 388 operacionais, dos quais 361 bombeiros, apoiados por 118 veículos a combater uma frente ativa.

O fogo que começou no sábado em Vila Nova de Cerveira mobilizava esta madrugada 212 operacionais, em Candemil e Gondar, apoiados por 65 veículos, no combate a três frentes ativas em zona de floresta.

No concelho de Monção, Viana do Castelo, estavam ainda 152 operacionais, apoiados por 51 meios, a combater um incêndio que começou no sábado.

Ao longo de domingo, a ANPC registou 378 incêndios e cinco bombeiros feridos.

No domingo, o secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, afirmou em Viana do Castelo que o dispositivo nacional de combate a incêndios florestais deu, nos últimos dias, uma "resposta positiva" a um número "anormal" de fogos.

"Foram dois dias intensos. O dispositivo deu uma resposta positiva apesar das condições meteorológicas severas, e mesmo com essas condições meteorológicas severas, um número de ocorrências que extravasa o que seria normal", afirmou no final de uma reunião de emergência convocada para a capital do Alto Minho, região mais afetada pelos incêndios.

FV (SS/ABYC) // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.