Cortada estrada entre a A28 e Arga de S. João, concelho de Caminha

| Norte
Porto Canal com Lusa

Caminha, Viana do Castelo, 09 ago (Lusa) - A estrada entre a A28 e Arga de S. Jão foi cortada nos dois sentidos a cinco quilómetros da aldeia, concelho de Caminha, devido ao amento da intensidade das chamas que já lavram em paralelo à via.

Segundo José Guilherme, segundo comandante de Santarém responsável máximo pelo combate ao fogo, o avanço das chamas do incêndio, que começou no sábado em Vila Nova de Cerveira, juntificou o corte da via desde as 18:45 devido ao perigo da circulação.

O operacional disse ainda que "para já" não haver perigo paraa as popolçaões de Arga de S. João.

A aldeia Arga de S. João situa-se no vale da Serra da Arga é habitada por 60 pessoas e tem 50 casas.

O centro de comando da proteção civil foi colocado na junta de freguesia de Arga de S.João.

A meio da tarde o segundo comandante distrital de Santarém tinha dito à Lusa que o fogo, com uma frente de cerca de dez quilómetros de extensão, tinha acabado de passar o rio Coura e que se dirigia para a freguesia de Arga de Baixo (Caminha).

Segundo José Guilherme, o trabalho dos bombeiros tem sido "muito dificultado" por "vários condicionantes", destacando "a falta de acessos, de ordenamento do território, da orografia do terreno, dos ventos que se fazem sentir na serra e das elevadas temperaturas e baixa humidade".

Segundo a informação disponível na página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil às 19:00, o combate às chamas neste incêndio mobilizava 117 bombeiros, apoiados por 35 viaturas e dois meios aéreos.

JYFO/ABYC // CC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem baleado em Leça do Balio

Um motociclista terá sido baleado, na Rua de Recarei, em Leça do Balio, Matosinhos, este sábado à tarde, apurou o Correio da Manhã (CM).

Colisão entre motociclo e carro condiciona trânsito na Via Norte

Uma colisão entre um motociclo e um carro provocou um ferido grave na Estrada Nacional 14 (EN14), perto da fábrica da Super Bock, este sábado à noite.

Balas & Bolinhos recrutam figurantes em Vila do Conde

A produção do quarto filme da saga “Balas & Bolinhos” está à procura de figurantes de todas as idades, interessados em participar nas filmagens em Vila do Conde, durante os meses de maio e junho.