Mais de 18 mil pessoas querem demissão da presidente do Parlamento grego

Mais de 18 mil pessoas querem demissão da presidente do Parlamento grego
| Política
Porto Canal (AYS)

Já são mais de 18 mil pessoas a manifestarem-se pela a saída de Zoe Konstantopoulou através da rede social facebook. A presidente do Parlamento grego é acusada de "abandalhar as suas funções" e de abuso de poder.

Chama-se “Monção de Censura contra a presidente do Parlamento”, é um grupo privado no Facebook e foi criado a 20 de Julho com o intuito de reunir 20 mil assinaturas para a fazer sair a Zoe Konstantopoulou do Parlamento grego. Até agora, já 18.500 fizeram "gosto".

“É a pior presidente da Assembleia que já se sentou no Parlamento grego; ela não exerce, mas sim abandalha as suas funções”, diz Rigoula Georgiadou, uma das criadoras da campanha, citada pelo jornal grego “Kathimerini”.

A campanha surge após as votações no Parlamento para desbloquear as medidas de austeridade impostas por Bruxelas. Seria o início para as negociações do terceiro resgate financeiro à Grécia.

Zoe Konstantopoulou é quem mais crítica o Governo de Alexis Tsipras, apesar de (supostamente) estarem do mesmo lado. A presidente já votou duas vezes contra a implementação de mais medidas de austeridade.

No Parlamento, Konstantopoulou acusou a troika de não ter um comportamento “institucional”, por isso não podem ser chamadas de “instituições” e disse que o novo acordo entre gregos e credores era um “genocídio social” e um “golpe”.

Esta petição não tem base legal, mas esperam que a iniciativa faça com que Konstantopoulou sai do Governo. Já vários deputados pediram a demissão acusando-a de abuso de poder.

“Não compreendemos a apatia [dos legisladores]. Seria uma tragédia se um terceiro pacote [de austeridade] chegasse a um Parlamento presidido pela Konstantopoulou, que irá usar a sua posição para atrasar e obstruir o processo”, justifica Georgiadou, citada pelo jornal grego “Kathimerini”.

Para fazer parte da campanha e assinar a petição, primeiro é preciso ser aceite no grupo do Facebook. “Somos todos politicamente ativos, mas não pertencemos a partidos específicos. Todos os participantes chegam de todos os espectros políticos e são profundamente democráticos”, informou Georgiadou.

+ notícias: Política

Principais debates televisivos para as europeias arrancam esta segunda-feira

O primeiro debate para as eleições europeias realiza-se esta segunda-feira com os cabeças de lista da AD, PS, IL e Livre, na SIC, num ciclo que só terminará a 03 de junho, com um confronto a oito nas rádios.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".