Portugal vai pagar mais de 10 mil milhões ao FMI até Dezembro

Portugal vai pagar mais de 10 mil milhões ao FMI até Dezembro
| Economia
Porto Canal (CYO)

Portugal vai pagar mais de 10,6 mil milhões de euros, um montante 20 vezes superior aos 500 milhões previstos este ano. Assim, o Governo acaba por contrair mais dívida, com o objetivo de ao pagar antecipadamente ao FMI poupar 730 milhões em juros em quatro anos.

A Agência de Gestão da Dívida Pública (IGCP) revela que para pagar antecipadamente ao FMI o Governo contraiu mais 6,4 milhões de euros em dívida do que o previsto. Sendo o empréstimo do FMI, de 26 mil milhões de euros, mais caro que a parte europeia. Decidindo-se assim amortizar mais cedo a dívida.

O encargo médio rondava os 4,3% com o FMI, já o fundo europeu emprestou a 2,3%. Agora que a República já consegue ir aos mercados endividar-se a taxas mais aceitáveis (2,2%), o Ministério das Finanças estima uma poupança de 730 milhões de euros em juros na parte referente ao FMI durante quatro anos.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.