CDS-PP diz que números recentes do desemprego "fazem história"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 ago (Lusa) - O CDS-PP considerou hoje que a taxa de desemprego de 11,9% no segundo trimestre são "números que fazem história na história destes últimos quatro anos" e têm um significado de esperança para quem ainda procura emprego.

"Estes números fazem história na história destes últimos quatro anos", afirmou a vice-presidente da bancada do CDS-PP Cecília Meireles, numa conferência de imprensa realizada na Assembleia da República a propósito das estimativas divulgadas esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, a taxa de desemprego fixou-se nos 11,9% de abril a junho, menos 1,8 pontos percentuais do que no trimestre anterior e 2,0 pontos percentuais abaixo do trimestre homólogo de 2014.

Sublinhando o "significado de esperança" que estes números têm, Cecília Meireles lembrou que ao longo dos últimos quatro anos a taxa foi "paulatinamente baixando" desde os 17,5%, estando agora pela primeira vez abaixo dos 12%.

"Representa uma redução e uma tendência de redução muito significativa", frisou, notando que num trimestre há menos 100 mil pessoas na situação de desemprego.

Além disso, acrescentou, em relação a janeiro de 2013, "que é o período em que começa a viragem económica em Portugal", há mais 226 mil pessoas que encontram emprego.

"Os trabalhadores e as empresas estão de parabéns por terem conseguido dar a volta", salientou.

Referindo-se diretamente ao PS, a vice-presidente da bancada do CDS-PP notou ainda que o partido que "viu sempre com alguma irritação as boas notícias" perceberá agora que se enganou.

Cecília Meireles fez ainda referência à questão da devolução da sobretaxa, considerando que também sobre este tema o PS se vai enganar.

"O que foi aprovado é inovador, pela primeira vez o Estado diz ao contribuinte, se nós cobrarmos mais do que o previsto nós devolveremos esse dinheiro", disse.

VAM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".