Protecção Civil destaca resposta do dispositivo, apesar do aumento de fogos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 ago (Lusa) -- O número de incêndios florestais mais do que duplicou este ano em relação a 2014, tendo-se registado 10.695 ocorrências de fogo, valor superior à média dos últimos 10 anos, segundo dados hoje apresentados.

Numa conferência de imprensa realizada na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o comandante operacional nacional, José Manuel Moura, afirmou que a resposta do dispositivo de combate tem sido "notável" e de "sucesso", apesar do aumento do número de ocorrências de fogo, num balanço do primeiro mês da fase mais crítica em incêndios florestais.

De acordo com os números divulgados, 10.695 incêndios registaram-se entre 01 de janeiro e 31 de julho, enquanto no mesmo período do ano passado tinham deflagrado 4.165.

A área ardida mais do que triplicou este ano, tendo os incêndios florestais atingido uma área de 27.921 hectares, enquanto no mesmo período de 2014 as chamas consumiram 7.575.

O comandante adiantou que "o número de ignições e área ardida" foi superior à média dos últimos 10 anos entre janeiro e junho, mas, em julho, os fogos atingiram valores próximos, enquanto a área ardida foi inferior.

José Manuel Moura referiu que 2014 foi "o melhor ano de sempre, desde que há registo", devendo-se, por isso, fazer-se uma comparação a 10 anos.

CMP // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.