Portugal com condições meteorológicas favoráveis a incêndios

Portugal com condições meteorológicas favoráveis a incêndios
| País
Porto Canal (AYS)

Portugal defronta-se com condições meteorológicas favoráveis a incêndios florestais como não se via há cerca de uma década e meia. O calor está para ficar nesta primeira metade de Agosto.

Os anos mais catastróficos até agora registados foram 2003, 2005 e 2013, onde as condições de risco eram elevadíssimos, mas este ano as condições esta ainda menos favoráveis “este ano é o mais severo dos últimos 16 anos”, disse José Manuel Moura, responsável pelo Comando de Operações Nacional de Socorro da Protecção Civil.
Até 31 Julho 28.781 hectares foram consumidos pelas chamas segundo o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), divulgado esta terça-feira.


Tanto área ardida e como o número de fogos são superiores aos registos de 2014.
José Manuel Moura afirma que as condições meteorológicas actuais são capazes de criar grandes problemas em pouco tempo. “Temos incêndios a arrancar em 20 minutos com uma força brutal”, afirma.

Os maiores incêndios até ao fim de Julho ocorreram em Sever do Vouga, a 2 de Abril, com 1574 hectares de área ardida, e em Tomar, dia 7 de Julho, com 1580 hectares.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que o tempo se mantenha quente e seco nos próximos dias e que a temperatura aumente por todo o território continental no fim-de-semana. No domingo, as temperaturas poderão chegar a 40 graus nalguns pontos do país.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.