Evo Morales felicita gregos pela vitória do 'Não' no referendo

| Mundo
Porto Canal / Agências
La Paz, 06 jul (Lusa) -- O Presidente boliviano Evo Morales felicitou hoje os gregos pela vitória do 'Não' no referendo e afirmou que constituiu uma derrota para "o imperialismo europeu".

"Felicito o grande povo grego pelo triunfo do 'não-pagamento' da dívida, que constitui uma derrota infligida ao imperialismo europeu", declarou o Presidente da Bolívia, citado pela agência estatal ABI.

O resultado do referendo "é o início da libertação do povo europeu", acrescentou Morales, exprimindo o seu "respeito e admiração pelo povo grego".

O 'não' às propostas dos credores obteve 61,31% no referendo de domingo na Grécia, segundo números definitivos, hoje divulgados pelo Ministério do Interior grego.

Com a totalidade dos votos contados, o 'sim' foi a escolha de 38,69% dos gregos enquanto 5,80% dos votos foram considerados brancos ou nulos.

A abstenção foi de 37,5%, num universo de quase 10 milhões de eleitores, de acordo com os mesmos dados.

ISG (JRS)// FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.