Euro recupera após demissão de ministro das Finanças Yanis Varoufakis

Euro recupera após demissão de ministro das Finanças Yanis Varoufakis
| Economia
Porto Canal

O euro subiu hoje após a notícia da demissão do ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, um dos principais intervenientes nas negociações com os credores europeus.

A moeda única das 19 nações do Eurogrupo subiu para 1,1088 dólares, dos 1,1027 antes do anúncio, e depois de ter caído para 1,0963 dólares em Nova Iorque, no domingo, nas trocas eletrónicas que antecedem a abertura dos mercados asiáticos, após ser divulgada a vitória do 'Não' no referendo grego.

Opinativo e confrontacional, Varoufakis entrou várias vezes em conflito com os credores e recusou ceder às exigências de maior austeridade.

No entanto, o ministro anunciou que ia abandonar o cargo horas após o 'Não' ter vencido com 61,31% dos votos.

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.