Yanis Varoufakis demite-se e exibe "o desprezo dos credores com orgulho"

Yanis Varoufakis demite-se e exibe "o desprezo dos credores com orgulho"
| Mundo
Porto Canal (MPM)

O abandono de Yanis Varoufakis do Governo grego prende-se com o interesse pela sua ausência nas reuniões, mas o "desprezo dos credores" não afecta Varoufakis. As instituições europeias reúnem ainda esta segunda-feira.

Yanis Varoufakis deixa de ser, a partir desta segunda-feira, o ministro das Finanças da Grécia. Varoufakis, que tinha garantido a sua saída caso o 'Sim' ganhasse o referendo, optou por deixar o cargo, apesar da vitória do 'não'. O anúncio foi feito através do Twitter, onde escreveu: "Já não sou Ministro!".

"Fui informado de uma certa preferência de alguns participantes do Eurogrupo, e de vários parceiros, pela minha ausência nas reuniões", indica Varoufakis nos motivos da sua demissão.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras terá concordado com a ideia, o que levou o ministro das Finanças a abandonar as suas funções, que ainda assim considera que é seu dever ajudar Tsipras a explorar "o capital que o povo grego lhes deu com o referendo". Em relação a um eventual desprezo dos credores, garantiu, "vou exibir o desprezo dos credores com orgulho".

Os números definitivos, apresentados esta segunda-feira pelo Ministério do Interior grego, mostram uma vitória do 'não' com 61.31%. As Instituições europeias reúnem esta segunda-feira para preparar uma reacção ao referendo de Domingo.

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.