Sócrates: Defesa deverá responder hoje à tarde à proposta sobre medida de coacção

| País
Porto Canal / Agências
Lisboa, 06 jun (Lusa) - A defesa de José Sócrates deverá responder hoje à tarde à proposta para que o ex-primeiro-ministro passe a aguardar o desenrolar do processo em prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, disse à agência Lusa um dos seus advogados.

Contactado pela Lusa, Pedro Delille, que defende Sócrates em conjunto com o advogado João Araújo, não quis adiantar o teor da contraproposta a apresentar pela defesa do ex-líder do PS relativamente à proposta do Ministério Público (MP) para alterar a medida de coação e que terá que ser decidida pelo juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) Carlos Alexandre.

A proposta do MP foi revelada no sábado aos jornalistas pelo advogado João Araújo, à saída do Estabelecimento Prisional de Évora.

João Araújo acrescentou que a medida de coação de José Sócrates, que se encontra detido preventivamente desde 25 de novembro de 2014, será analisada na terça-feira e que o ex-líder socialista se irá pronunciar sobre a questão.

O advogado acrescentou ter sido informado da pretensão de alteração da medida de coação pelo MP.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, no âmbito da "Operação Marquês". Está indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção, sendo o único arguido ainda em prisão preventiva neste processo, depois de o empresário Carlos Santos Silva ter passado a prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, no final de maio.

Questionado pelos jornalistas sobre se a proposta de alteração da medida de coação do ex-primeiro-ministro lhe agrada, João Araújo respondeu: "A mim pessoalmente não me agrada".

"Não me agrada, porque acho que não há motivos para qualquer medida de coação, esta ou outra", frisou.

Indagado sobre em que sentido o seu cliente se irá pronunciar, João Araújo disse não ter qualquer ideia, sublinhando que o ex-primeiro-ministro tem até terça-feira para o fazer.

"O que a lei diz é que o arguido tem de se pronunciar, portanto o engenheiro Sócrates tem até terça-feira [quando termina o prazo para a reanálise da medida de coação] para se pronunciar", concluiu.

No âmbito do processo, são ainda arguidos os empresários Joaquim Barroca Rodrigues, do Grupo Lena, Lalanda de Castro e Inês do Rosário, mulher de Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o antigo motorista de José Sócrates João Perna.

FC (CP) // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.