Incêndio em Ponte de Lima não afecta Rally de Portugal

Incêndio em Ponte de Lima não afecta Rally de Portugal
| Desporto
Porto Canal

A primeira classificativa de hoje do Rali de Portugal, em Ponte de Lima, vai para a estrada, apesar do incêndio de quinta-feira e que ainda mantém uma frente ativa, disse à Lusa fonte da competição.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Fonseca, assessor de imprensa do Rali de Portugal, garantiu que a prova vai realizar-se hoje de manhã de acordo com o programa inicialmente previsto.

"Há zonas do público que foram afetadas pelo incêndio, mas houve muito trabalho por parte dos bombeiros para garantir que a prova se pudesse realizar", frisou.

O responsável pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo disse hoje à agência Lusa que o incêndio em floresta que deflagrou na quinta-feira à tarde na freguesia de Cabração, no concelho de Ponte Lima, estava às 07:15 com uma frente ativa.

"Neste momento, temos uma única frente ativa com alguma extensão e sem acesso a veículos. Está a ser combatido com ferramentas manuais", adiantou o comandante Robalo Simões.

O fogo deflagrou às 14:33 de quinta-feira na freguesia de Escusa, Cabração e Moreira do Lima, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo.

Robalo Simões adiantou que no local estão hoje de manhã várias corporações do distrito, do Porto, Aveiro e Braga, devendo "chegar a qualquer momento" dois pelotões de militares para ajudar no combate.

Miguel Fonseca enalteceu o trabalho dos bombeiros no local, frisando que durante toda a noite trabalharam no sentido de controlar a situação e de fazer tudo para "afetar no mínimo toda a zona da prova em Ponte de Lima".

"As zonas de público afetadas foram devidamente trabalhadas para que se mantenham, não temos qualquer tipo de cancelamento de zonas de público. Vamos sim ter uma especial num cenário mais cinzento do que estava esperado, mas a prova vai seguir sem qualquer tipo de alteração", disse Miguel Fonseca.

No combate às chamas estão 203 operacionais, apoiados por 56 veículos.

O norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen) arranca hoje para o segundo dia do Rali de Portugal como líder da prova, depois de ter sido o mais rápido na superespecial de quinta-feira, em Lousada.

Os pilotos têm pela frente seis provas especiais de classificação e Mikkelsen parte com meio segundo de avanço sobre o francês Sébastien Ogier, campeão do mundo e líder do Mundial, que terá a tarefa de abrir a estrada a partir das 09:40.

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

FC Porto (Voleibol): O grito audaz das tricampeãs. Crónica de jogo

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-2), no Dragão Arena, e volta assim a estar em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2-1), disputada à melhor de cinco.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.