SS5 de Ponte de Lima foi cancelada

SS5 de Ponte de Lima foi cancelada
| Desporto
Porto Canal

A quinta especial do Rali de Portugal, correspondente à segunda passagem no troço de Ponte de Lima, prevista para a tarde de hoje, foi cancelada devido ao incêndio que afeta a região, anunciou hoje a direção da prova.

A primeira passagem (PEC2), durante a secção matinal, já tinha sido perturbada por um foco de incêndio que e levou mesmo à neutralização da especial após a passagem de 32 carros, incluindo os WRC, que puderam concluir este troço da quinta prova do Campeonato do Mundo.

Apesar de o incêndio que deflagrou na quinta-feira à tarde manter uma frente ativa, a primeira classificativa do dia foi para a estrada, tendo começado com um ligeiro atraso para que as viaturas dos bombeiros se retirassem.

No entanto, o calor e o vento provocaram hoje reativações fortes do incêndio em floresta que deflagrou na quinta-feira à tarde na freguesia de Cabração, em Ponte Lima, impedindo a segunda passagem dos pilotos no local.

"Era uma situação esperada. O calor e o vento que se fazem sentir provocaram algumas reativações fortes mas temos os meios posicionados", disse à Lusa o segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), Robalo Simões.

No combate às chamas estão envolvidos um helicóptero bombardeiro e 255 operacionais, apoiados por 52 veículos.

Com a anulação da PEC5, a terceira secção do rali será composta apenas por duas especiais, em Caminha e Viana do Castelo, mantendo-se o arranque da PEC6 no horário inicialmente previsto, 15:35.

Após as primeiras quatro classificativas, o finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen) é líder do Rali de Portugal, com 6,1 segundos de vantagem sobre o britânico Kris Meeke (Citroën) e 9,2 sobre norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen), vencedor da superespecial da véspera.

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Eleições FC Porto. Tudo sobre o ato eleitoral deste sábado

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

Eleições FC Porto. Sócios já votam no Estádio do Dragão

Já estão abertas as urnas das eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.