Calor e vento causam "reactivações fortes" em Ponte de Lima

| Norte
Porto Canal

O responsável da Proteção Civil distrital disse à Lusa que as condições climatéricas provocaram hoje "algumas reativações fortes em todo o perímetro" do incêndio em floresta que deflagrou na quinta-feira à tarde na freguesia de Cabração, em Ponte Lima.

"Era uma situação esperada. O calor e o vento que se fazem sentir provocaram algumas reativações fortes mas temos os meios posicionados", afirmou o segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), Robalo Simões.

No combate às chamas estão envolvidos um helicóptero bombardeiro, 255 operacionais, apoiados por 52 veículos.

Robalo Simões adiantou que aquelas reativações se fazem sentir no lugar de Trogal, em São Pedro d'Arcos e no Bike Park em Estorãos e Cabração.

O fogo deflagrou às 14:33 de quinta-feira em Escusa, Cabração e Moreira do Lima, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo.

Robalo Simões adiantou que no local estão várias corporações do distrito, do Porto, Aveiro e Braga, esperando o reforço de dois pelotões de militares para ajudar no combate.

O incêndio deflagrou numa zona próxima daquela onde hoje passaria o Rali de Portugal, chegando a ter três frentes ativas.

A segunda classificativa do Rali foi hoje neutralizada após a passagem dos primeiros 32 carros, devido a um foco deste incêndio no quilómetro 12, informou a organização.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.