Grécia: Novo regime de IVA com apenas duas taxas a partir de setembro

| Economia
Porto Canal / Agências
Atenas, 19 mai (Lusa) - A Grécia vai aplicar a partir de setembro duas taxas únicas de IVA, de 18% e de 9,5%, que serão reduzidas para 15% e 6,5% se os pagamentos forem efetuados com cartão de crédito ou débito.

O anúncio foi feito em declarações à televisão privada Star pelo ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, que adiantou que o Estado prevê arrecadar 200 milhões de euros adicionais por ano com este novo regime de IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado).

O novo regime de IVA vai substituir o atual, cujas taxas são de 23%, 13% e 6,5%.

Com o incentivo a pagamentos com cartão de crédito ou débito, o Estado espera reduzir a elevada fraude com a cobrança de IVA, que é um dos quebra-cabeças de qualquer governo grego.

Varoufakis disse que o IVA reduzido será aplicado a alimentos, remédios e jornais, enquanto todos os outros bens serão sujeitos à outra taxa.

Assim, os alimentos só manterão a taxa atual de 6,5% se o cliente optar por pagar com cartão, já que se não o fizer sofrerá um incremento de três pontos percentuais.

A fatura da eletricidade sofrerá um claro aumento, pois atualmente está sujeita a uma taxa média de 13% e no futuro passará para 15%, independentemente do modo de pagamento.

O ministro assegurou que nas ilhas, sujeitas hoje a taxas insulares reduzidas, será aplicada uma disposição específica.

A mudança do regime do IVA faz parte das medidas que a Grécia está a negociar com os credores para poder obter a parcela pendente do regime no valor de 7.200 milhões de euros.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.