Ministros das Finanças da Grécia e da Alemanha reúnem-se hoje antes do Eurogrupo

| Mundo
Porto Canal / Agências
Bruxelas, 11 mai (Lusa) -- O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, e o ministro da Alemanha, Wolfgang Schäuble, vão reunir-se hoje ao início da tarde em Bruxelas, antes do Eurogrupo que terá a situação grega no foco das atenções.

A reunião acontecerá à margem do encontro dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), que arranca cerca das 15:00 em Bruxelas (14:00 em Lisboa), e do qual tudo indica que não sairá qualquer acordo que permita o desbloqueamento de dinheiro de que Atenas necessita para fazer face aos seus problemas de liquidez.

Fontes europeias afirmaram que, se a discussão correr bem, o melhor que poderá sair deste encontro será uma declaração positiva sobre o andamento das negociações.

Desde fevereiro que o chamado Grupo de Bruxelas -- que junta a Grécia e as instituições que formavam a 'troika' (Comissão, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) -- estão em discussões sobre reformas a serem adotadas pela Grécia que permitam ultrapassar o impasse e transferir para os cofres gregos a última tranche do atual programa de resgate, cuja parcela ascende a 7,2 mil milhões de euros.

No entanto, para isso acontecer ainda são precisos muitos avanços, sobretudo nas pensões, no mercado laboral e nas privatizações, matérias em que as partes ainda divergem nas negociações técnicas. O acordo final poderá ainda levar semanas.

Além da tranche do resgate, para Atenas também é importante alguma flexibilização por parte do Banco Central Europeu (BCE), através do aumento do teto da linha de emergência em que os bancos gregos se financiam e a não colocação de mais exigências aos colaterais apresentados pelos bancos gregos para irem buscar dinheiro ao banco central.

A Grécia gostaria ainda que o BCE permitisse a subida dos limites à emissão de dívida pública de curto prazo pelo tesouro.

Na reunião do Eurogrupo de hoje à tarde Portugal estará representado pela ministra Maria Luís Albuquerque.

IM (ACC) // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.